Jardim América II terá Mutirão da Saúde e Cidadania‏

Condomínio residencial Jardim América II
GovBa/Matheus Pereira

Moradores dos 496 unidades habitacionais do condomínio residencial Jardim América II serão beneficiados com um Mutirão da Saúde e Cidadania no sábado, dia 24, a partir das 9 horas, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Assistência Social (SAS).  O mutirão é uma ação do Projeto de Trabalho Social, realizado pela empresa IDETEC, vencedora de licitação realizada pela Prefeitura.

Segundo a diretora Caroline de Oliveira Suzart, do Diretora do Departamento de Combate à Pobreza da SAS, o evento é a culminância de um trabalho já realizado há oito meses junto aos condôminos, quando diversos cursos e oficinas promovidos, palestras e acompanhamento social das famílias residentes naquele condomínio residencial.  Para o mutirão, a Secretaria de Assistência Social conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e de alunos de faculdades e empresas que estarão oferecendo diversos serviços.

Entre os serviços estão atendimento social pelos técnicos do Centro de Referência da Mulher, Plantão Social, Bolsa Família, BPC, Unidade de Saúde da Família, equipes de vacinação e de educação na área de endemias, assessoria jurídica e contábil, beleza e recreação para crianças dentre outros. 

Desde a entrega dos apartamentos dos conjuntos habitacionais pela Caixa Econômica Federal que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), vem executando ações que visam facilitar a convivência social, apoio e fortalecimento à participação, inclusão social e produtiva, geração de renda, defesa do meio ambiente e sustentabilidade do projeto. As famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida participam de atividades dos projetos técnicos e sociais que incluem oficinas de sustentabilidade e de empreendedorismo, capoeira, futebol, atletismo, etc.

A diretora do Departamento de Combate a Pobreza, Caroline de Oliveira Suzart, afirma que a inserção dessas famílias no Projeto Técnico e Social é determinada pelo Ministério das Cidades. Já os projetos são elaborados pelas equipes técnicas da Secretaria da Assistência Social enquanto as ações são executadas por empresas terceirizadas que realizam as atividades sob o acompanhamento e supervisão das técnicas do setor da e SAS e Gerência de Habitação da Caixa Econômica Federal.

            O Projeto de Trabalho Social é previsto pela Portaria n° 21, de 22 de janeiro de 2014, do Ministério das Cidades, e é assegurado em casos de intervenções de habitação e saneamento objetos de repasse ou financiamento do setor público. Ainda, com entidades sem fins lucrativos e de intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que envolvam o deslocamento involuntário de famílias. Também atende famílias da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida de acordo com a CEF.